Churrasco a gás ou a carvão?
O embaraço da escolha
O tempo está ótimo para fazer churrascos e, sobretudo, para passar tempo de qualidade com a família e os amigos. Agora só tem de escolher o tipo de barbecue que pretende utilizar: carvão ou gás? não podia ser mais fácil, testei os dois para lhe facilitar a vida...
Churrasqueira a carvão
Comecemos pelo eterno barbecue a carvão, que ainda não está pronto para dizer a sua última palavra! É claro que este tipo de barbecue demora mais tempo a acender: primeiro é preciso colocar o carvão no depósito, depois alguns galhos (ou um bom e velho Zip, mas menos amigo do ambiente) e finalmente esperar que haja brasas para começar a grelhar... Mas para ultrapassar este problema, testei a chaminé de acendimento, que é óptima. Poupa-nos um tempo precioso porque aquece as brasas muito rapidamente.
Também é importante escolher o seu barbecue a carvão de acordo com o número de convidados que geralmente pretende convidar. Obviamente, quanto maior for, mais carne pode ser cozinhada em simultâneo.
Em seguida, veja os materiais que pretende para a taça e a grelha: ferro fundido ou aço esmaltado. O ferro fundido demora mais tempo a aquecer, mas toda a grelha estará quente e não haverá diferenças de temperatura. O aço esmaltado aquece rapidamente, mas não evita as diferenças de temperatura. Tem tendência para se deteriorar mais rapidamente do que o ferro fundido com o calor, pelo que é necessária uma manutenção regular.
Por fim, um barbecue a carvão com tampa e termómetro é uma verdadeira mais-valia, especialmente se também tiver prateleiras de arrumação ou uma tábua de cortar.
Tradicional, prático e intemporal, o barbecue a carvão continua a ser uma boa escolha! Os fãs de churrasco ficarão encantados. Ver todos os nossos barbecues a carvão.
As churrasqueiras são sinónimo de carvão, mas isso foi antes do aparecimento das churrasqueiras a gás...
Churrasqueira a gás
A popularidade destes aparelhos aumentou muito nos últimos anos. Apesar dos adeptos do barbecue tradicional, o modelo a gás é simples de acender: rode a válvula da garrafa de gás, prima o botão do queimador ao mesmo tempo que o botão piezzo e pronto, o seu barbecue está aceso (é como rodar as chaves na ignição).
As churrasqueiras a gás são fáceis de manter e, convenhamos, têm um design fantástico! Vai adorar as prateleiras e as tábuas de cortar que rodeiam as churrasqueiras a gás, bem como a grelha de aquecimento por cima do grelhador, para que possa terminar os seus grelhados com total tranquilidade. Pode cozinhar para até 12 pessoas num barbecue a gás com apenas 2 ou 3 queimadores. Actualize para 4 queimadores para servir 16 pessoas!
Se é um grande fã de grelhados, opte por uma cozinha exterior com um barbecue a gás, lava-loiça e torneira integrados e tábua de cortar. Também pode tirar partido de uma vasta gama de acessórios, como uma plancha que pode ser adaptada à sua churrasqueira a gás... Não há nada de errado com uma churrasqueira a gás - é realmente fácil de utilizar, prática e tem um ótimo aspeto, tornando-a o complemento perfeito para o seu terraço ou varanda.
No entanto, uma pequena desvantagem, e não menos importante para os fãs de churrascos, é que os seus pratos e carnes grelhadas não terão o mesmo sabor que nos grelhadores a carvão....
Escolha Corneliana
O meu coração balança, incapaz de fazer uma escolha, porque estou tão encantado com os dois barbecues, cada um com as suas qualidades: por um lado, temos o barbecue a carvão, que é intemporal, e por outro, o novo barbecue a gás, que é elegante, rápido.... Depois, talvez seja o preço que o vai ajudar a decidir. As churrasqueiras a carvão vendem-se entre 30 e mais de 300 euros, ao contrário das churrasqueiras a gás, que começam em cerca de 100 euros e vão até mais de 1.000 euros para os fogões mais completos.