Guia de manutenção do seu spa insuflável
Deixe-nos guiá-lo na manutenção da sua spa insuflável. Para uma utilização 100% segura e uma longevidade óptima.
É verdade que mudar a água todas as semanas é bastante inconveniente, não é muito económico e também não é muito amigo do ambiente. É então que se apercebe da importância de manter a água da sua spa tão limpa e cristalina como se fosse uma piscina.
Um pouco de química!
Peguem nas batas brancas e nos tubos de ensaio, vamos fazer um pouco de química. O pH da água governa este último. O pH refere-se à acidez da água. Quanto mais neutro for o seu pH, mais eficazes serão os seus desinfectantes e mais resistente será a sua água a ataques biológicos externos.
Eis um diagrama rápido para o ajudar a compreender como funciona o Ph:
-
1: Ácido
-
7: Neutro
-
14: Básico
O pH ideal para a água da mini piscina situa-se entre 7,2 e 7,4. Se for mais longe, diz-se que a água está "desequilibrada". Por isso, vamos ver como avaliar o seu pH, reequilibrá-lo e desinfetar a sua água. Mas qual é o objetivo de saber isto? Bem, Jamy, é muito simples! Quanto mais ácida for a sua água :
-
Quanto mais a sua pele estiver irritada
-
Quanto mais depressa aparecer o calcário
-
Quanto mais depressa o seu spa se deteriorar
-
Os desinfectantes serão menos eficazes
Tenha em atenção que a utilização de tratamentos com cloro aumenta a acidez da água.
Avaliar o seu Ph
Para o fazer, precisa de tiras-teste. Provavelmente já as usaste na escola. São pequenas tiras com uma extremidade vermelha para a acidez, um meio verde para a neutralidade e uma outra extremidade azul para o lado básico. Mergulhe a tira na sua água durante um minuto e veja qual a cor que se destaca das outras. O ideal é testar a sua água todas as semanas, ou mesmo várias vezes se quiser monitorizar as alterações do seu pH após a utilização de um produto corretivo.
Produtos de correção do pH
Se o pH da sua água for demasiado ácido, é aconselhável utilizar um produto chamado "Ph Moins". A mnemónica ideal é "menos ácido, logo Ph Minus". Por outro lado, se o seu pH for demasiado básico, utilize um produto "Ph Plus". Estes produtos são fáceis de encontrar nas lojas e na Internet, e geralmente apresentam-se em pó.
Desinfectantes
Existem desinfectantes à base de cloro e desinfectantes à base de bromo ou de oxigénio ativo.
-
Cloro: um produto muito comum e potente nas piscinas, mas também mais ácido e, por conseguinte, mais abrasivo para a pele.
-
Bromo: Sem cloro, fácil de utilizar numa base regular. Muito pouco afetado pelos raios UV e pelas alterações do pH da água. No entanto, por vezes deixa resíduos.
-
Oxigénio ativo: sem cloro, muito potente, não deixa resíduos. No entanto, é mais facilmente alterado pelas variações de pH e pelos raios ultravioleta. É preciso saber também que alguns tratamentos com oxigénio ativo, como o pó "Choc", são concebidos mais para eliminar a matéria orgânica que pode formar espuma e escuma na mini piscina. Este tipo de produto pode ser utilizado em conjunto com um desinfetante mais convencional.
Não sou grande fã do cloro, mas depois disso, cabe-lhe a si encontrar o produto que mais lhe convém, pois cada um é mais ou menos igual. Além disso, os vendedores não hesitam em propor packs com vários produtos, tiras e um guia. Verifique sempre se estes packs são realmente mais económicos do que comprar tudo separadamente.
Descubra todos os produtos de manutenção do spa na Happy Garden.